quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Faculdade x Deus

Ingressar em um curso superior como medicina, letras, administração, etc., é o sonho de muitos jovens, mas o que se esconde por trás dos muros de uma instituição de ensino superior?
Quando chega o fim do 2° grau, a preocupação com o que vamos estudar na faculdade não nos permite parar e pensarmos como será nossa vida neste novo ambiente. As pessoas têm a ilusão de que a universidade é um lugar de gente responsável, madura, sincera, amiga, onde há respeito pelas diferenças. Porém, esse pode ser o momento em que nossos conhecimentos de Cristo são testados. É hora da nossa fé em Deus ser confrontada com as “verdades” da faculdade, de optar entre o poder de Jesus e das ciências humanas.
Muitos crentes sofrem ao entrar na faculdade porque percebem que nada é como imaginavam, nem todo mundo é amigo, nem todo mundo é responsável, e Deus é ‘perseguido’ a todo o tempo. É o momento em que nos sentimos fracos e perdidos nas aulas que confrontam a existência do Pai e nos apresentam milhares de fatos que “provam” que nossa fé está errada. E a grande maioria sente-se perdida e sem referência do poder e do amor de Deus. Muitos ficam deprimidos e sentem vergonha de dizer que crêem no Todo Poderoso, e por pensarem que a faculdade é um lugar de verdades absolutas acabam vislumbrando uma vida diferente daquela que Jesus nos ensinou, e acabam caindo pela confusão e incerteza que a vida universitária traz.
Mas como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Essa é uma pergunta de difícil resposta, por mais que imaginemos como será nunca poderemos nos preparar para enfrentar essa nova realidade, a única forma é confiar em Deus e ter a certeza que ele está acima de qualquer ciência e de qualquer conhecimento humano.
A faculdade é um lugar onde, teoricamente, tudo entre o céu e a terra tem explicação de ser, mas sabemos que não é bem assim. Deus está no controle de todas as coisas e, embora as ciências tentem entender, apenas o Pai Celestial é capaz de explicar tudo o que acontece no mundo real e no sobrenatural.
A universidade pode ser um lugar de bênçãos infinitas, mas é preciso ter cuidado com o pensamento, o modo de vida do pessoal que não têm a Cristo, para que não caiamos em tentação podendo, inclusive, chegar a negar ao Pai para ser aceito no mundo universitário.
Diante disto o Lagoinha.com pergunta: Como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Se você pensa que a faculdade é um lugar maravilhoso ou se já viveu alguma situação difícil dê sua opinião. Debatam, discutam, exponham a opinião de vocês. Isto é muito importante para nós.

Nenhum comentário: